O que é a nr 10? É uma norma que regulamenta emitida pelo MTE que tem a finalidade de garantir a segurança e a saúde do trabalhador que interage com instalações elétricas.
De acordo com a NR 10, quem pode executar as funções com serviços elétricos os profissionais qualificados , ou capacitados e os profissionais habilitados que dispõem treinamento obrigatório com anuência formal da empresa. O anexo II da Norma Regulamentadora 10 afirma a obrigatoriedade para todos os profissionais que exucutam serviços com eletricidade as seguintes atividades: curso de NR10 básico, curso SEP, (segurança no sistema elétrico de potência e suas proximidades) devendo ser realizados de dois em dois anos.
Tipos de Cursos NR10:
Curso NR 10 básico, indicado para quem não realizou o curso NR10. NR-10 reciclagem indicado para quem já realizou o curso NR10 já passado um prazo de 2 anos.
Curso NR 10 SEP, para quem trabalha em sistemas elétricos acima de Mil Volts. O curso tem validade de dois anos. de acordo com a norma a carga horária é de 40 h.
O que é Prontuário NR 10?
É a organização de apresentações congruentes às instalações elétricas e aos que executam serviços que retratará o conjunto de procedimentos, ações, documentos e programas os quais a prestadora de serviços mantém ou almeja efetivar para proteger o profissional-trabalhador das ameaças elétricas. A empresa prestadora deverá estruturar o PIE a fim de dispor aos trabalhadores os esclarecimentos sobre a sua segurança, aprovar ao Ministério do trabalho e Emprego o atendimento aos exigências da NR 10 e comprovar que todas as atividades são executadas de acordo com os meios explicados e resguardados.
A proximidade e o contato do profissional eletricista com alta tensão elétrica obriga que os trabalhadores tenham muito cuidado no que se refere à segurança . Portanto é de extrema importância que o profissional da área de eletricidade faça a utilização dos EPIs possibilitando assim a segurança durante os serviços elétricos. Os importantes EPIs obrigatórios para a segurança e proteção dos trabalhadores da área, podemos citar a roupa antichama. Esse uniforme possui tratamento antichamas, que zela o corpo dos trabalhadores da área nas situações de sobrecargas de energia elétrica, curto circuitos e até mesmo incêndios graves. No entanto, somente o uso da roupa de segurança antichamas não garante a proteção dos trabalhadores da área. Para proteção durante os trabalhos devem ser utilizados outros Equipamentos de proteção como:Luvas borracha, viseira protetora, botas com solado de borracha, capacete, cintos de segurança em casos específicos e ferramentas com proteções de borracha.
EPCs e EPIs são de extrema importância para a segurança dos profissionais.Eles são equipamentos ou dispositivos utilizados com a proposta de diminuir ao máximo a exposição aos riscos e aumentar a segurança em locais de trabalho. Por baixar a exposição, de forma coletiva (EPC) e individual (EPI), os equipamentos devem com toda certeza ser objetos de avaliação.
As principais transformações da NR-10 são: veste adequada, uso de técnicas e riscos e análises, serviços bloqueados nas instalações de eletricidade desenergizadas, ensino formal trabalhadores que atuam na zona livre e perto à zona controlada.
Saiba sobre: validade da Nr10
Fonte de Consulta: http://www.portaldaeletricidade.com.br/nr-10/